A maioria dos motoristas desconhecem para que serve a amperagem da bateria de um carro e as dúvidas são muitas. Mas conhecer essa medida é fator fundamental para quem deseja entender o funcionamento do carro!

A amperagem é basicamente a energia da bateria e o consumo dessa em relação gasto/hora. Em outras palavras, é a força que a bateria tem para distribuir eletricidade para diversos componentes do carro. Portanto, quanto mais completo for o carro, mais alta será a amperagem.

amperagem-bateria

Os valores variam, mas devem ser checados conforme há mudanças no veículo. A instalação de componentes que não são originais pode consumir mais energia. A bateria com carga fraca ainda pode gerar falhas no sistemas elétrico e eletrônico, por mais básico que seja o carro.

Essa medida é importante para que você identifique qual é a ideal para o seu veículo, que já é especificada pela fábrica. A escolha de uma bateria de menor ou maior amperagem do que a indicada sai do padrão do alternador.

A bateria é carregada pelo alternador no momento do funcionamento do motor. É por esse motivo que ligar o som do carro ou deixar os faróis acesos com o motor desligado consome a energia da bateria mais rapidamente, necessitando troca.

Ao se fazer adaptações no carro com acessórios elétricos, o correto é também trocar o alternador por outro mais forte e de maior amperagem e, então, a bateria. Porém, quanto maior a amperagem, maior o valor.

Enquanto a voltagem se refere à tensão, que significa potencial elétrico entre dois pontos, a amperagem se refere à corrente: o fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas. Quanto maior for a voltagem, mais energia poderá fluir, mesmo se a intensidade da corrente (medida em amperes) for a mesma.

 

Lojas Eletran