Sabemos que a bateria é como o coração do carro e, por isso, precisa de maior atenção e cuidado. Mas, além disso, existem  modelos que são diferentes uns dos outros e a escolha interfere no funcionamento do carro, pois para cada veículo há um tipo de bateria ideal.

Nos automóveis, toda bateria é de 12 volts e varia o número de amperagem. O tamanho e o uso são as principais diferenças entre os modelos. O primeiro é proporcional à sua capacidade de armazenar energia:

  • Tamanho 75 com terminais laterais para veículos compactos e médios com 12 volts;
  • Tamanho 65 com terminais na parte superior para veículos grandes com 12 volts;
  • Tamanho 34/78 com duplos terminais para veículos de grande porte com 12 volts;
  • Tamanho 35 com terminais na parte superior para veículos desportivos com variação dos volts.

As baterias convencionais são produzidas em todo o mundo com a tecnologia da combinação de placa de chumbo negativas e positivas que são mergulhadas em uma solução de água e ácido sulfúrico. Alguns fabricantes utilizam de liga de prata para proporcionar uma maior durabilidade e desempenho.

Um outro tipo são as confeccionadas com a tecnologia Absorbent Glass Mat (AGM). Isso indica uma manta de fibra de vidro absorvente que tem como característica principal a absorção total da solução ácida (eletrólito) em seus separadores, impedindo o derramamento de líquido e que a bateria sulfate ou degrade. O separador mantém o eletrólito em suspensão, mantendo-o em contanto constante com o material ativo nas placas. A bateria AGM proporciona mais durabilidade do que as convencionais e um desempenho elétrico.

As baterias com GEL tem o eletrólito contido em um gel de silício especial no qual é mergulhado o conjunto de placas. São mais apropriadas para aplicações de energia e de potência e são utilizadas quando é necessária uma resistência elevada nos ciclos de carga e descarga e carga e/ou de vida em compensação.

Ainda que com grande variedade, a presença do selo do INMETRO é o fator de maior importância na bateria para que esta tenha garantia do bom conteúdo.

 

Lojas Eletran