Podemos dizer que a bateria é a parte mais importante do carro, já que ela é responsável por alimentar o veículo com energia, para que este funcione. Desta forma, é importante conhecer os cuidados necessários para evitar eventuais grandes problemas.

A vida útil de cada bateria varia de acordo com cada veículo e suas condições de uso. Normalmente, as de primeira linha tem em média 18 a 36 meses de garantia e esta informação é verificada no rótulo do produto.

Para uma boa preservação desse prazo, é essencial que não haja outros equipamentos consumindo carga, mesmo quando desligados. Isso pode acontecer com acessórios como o som de competição e a luz interna. Além disso, um carro inutilizado por longos períodos também pode descarregar a bateria mais rapidamente. Neste caso, desligar o polo durante esse tempo pode ser uma boa solução.

Quando já gasta, a bateria dá indícios da necessita de troca, como falhas e dificuldade na partida, sendo assim recomendada a verificação técnica. O período de inverno é outro fator que condiciona a prestação da bateria, pois o frio, a umidade do ar, o ligar de faróis mais cedo e utilização de para-brisas, são componentes muito utilizados que ajudam no desgaste da mesma.

A oxidação que se dá nos polos da bateria, conhecido como zinabre, pode causar problemas não só na parte elétrica, como em toda a bateria e, por consequência, no carro. Ainda que possível de ser retirado com limpeza, deve ter atenção redobrada pois, além de sinal de necessidade de troca, pode colocar o condutor em risco.

Para a substituição, é importante optar por baterias com o mesmo número de amperagem. A recomendação de troca por uma bateria mais potente deve ocorrer apenas quando o veículo teve trocar acessórios originais de fábrica, como vidro elétrico, som, ou multimídia, que podem exigir mais potência. Neste caso, é necessário verificar se a nova bateria cabe no compartimento.

Muitos motoristas ainda desconhecem que a bateria necessita de cuidados especiais e que o conhecimento desta pode garantir uma boa vida útil da peça. A visita ao técnico é recomendada sempre a qualquer sinal de falha do veículo.

 

Lojas Eletran